O workshop de Constelação Sistêmica

Uma grande e eficiente ferramenta para desenvolvimento pessoal, de empresas e conflitos sistêmicos, além de muitas outras atribuições. Assim é conhecida a constelação sistêmica. Um conteúdo percebido e observado pelo psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger e que encontra um enorme sucesso e efetividade no campo da terapia familiar, no campo da consultoria empresarial, do direito, da saúde, da pedagogia, dentre outras.

O atendimento com esse conhecimento aplicado acontece nos workshops de constelação sistêmica, conduzido pelo facilitador e acompanhado por um grupo de clientes. Estes podem se inscrever para constelar um tema ou para participar como representantes.

Para que serve o workshop?

É no workshop que ocorre o atendimento dos temas dos clientes pelo conhecimento da constelação sistêmica. Dentro da terapia familiar ou pessoal, ele é o momento em que o terapeuta atende o cliente de acordo com o tema trazido.

No campo organizacional, os empresários levam seus temas para serem olhados pela ótica da constelação. A partir da dinâmica que se desenrola nesta forma de consultoria breve, é possível encontrar informações essenciais para a resolução de problemas e novos inputs fundamentais para a tomada de decisão.

Cada empresa é um sistema. As inter-relações geradas por todos que fazem parte dele resultam em algo maior que a simples soma da contribuição de cada um. Por isso, ter acesso a uma ferramenta que tem a capacidade deste olhar amplo faz toda a diferença para consultores e empresários que trabalham para a melhoria de resultados das empresas.

 

Diferencial

A qualidade das informações que surgem deste trabalho e a força que existe nelas para auxiliar uma melhor tomada de decisão são os grandes diferenciais desta ferramenta.

Isto porque a constelação organizacional trabalha direcionada no problema trazido como tema pelo empresário, e seu olhar considera as muitas camadas sistêmicas que estão contidas na questão.

Como funciona um workshop?

O workshop de constelação organizacional acontece em grupo, no qual algumas pessoas se inscrevem para serem atendidas levando um tema organizacional e outros se inscrevem para participar como observadores/representantes. Essas pessoas, juntas com o facilitador, se tornam o grupo para o trabalho das constelações organizacionais.

Os clientes que desejam constelar um tema de sua empresa são aqueles que se inscrevem com uma questão para olhar por meio desta ferramenta. Alguns exemplos de temas:

  • Tenho uma boa estratégia de marketing, com investimentos constantes, porém vejo que não surte efeito ou com efeito limitado;
  • Tenho um grande giro de colaboradores e não consigo identificar a origem da dificuldade de reter uma equipe;
  • Tenho um bom volume de vendas, mas não consigo gerar um fluxo de caixa condizente, e sempre estou correndo atrás do prejuízo;
  • Sinto frequentemente que sou desrespeitado pelos meus clientes, o que impede a criação de um relacionamento duradouro com eles;
  • Sinto dúvidas sobre qual caminho tomar no lançamento de um novo produto/serviço. Isto está atrasando nosso cronograma e impactando nosso caixa.

Essas e muitas outras questões podem ser abordadas nas constelações. O resultado deste trabalho é surpreendente e também prático. A vivência auxilia na rápida absorção e altera a postura daqueles que devem tomar uma decisão. E quando isso se altera, o ambiente empresarial se transforma junto.

Já os observadores/representantes são aqueles que participam do workshop acompanhando os temas abordados. Eles podem ser solicitados a participar das dinâmicas que surgem das questões trazidas como temas como representantes de papéis designados pelo facilitador. Essa é também uma grande parte do aprendizado que surge a partir da experiência no workshop de constelação organizacional.

Terapia ou consultoria?

É uma abordagem que atua como consultoria no campo das empresas. Por se tratar de um trabalho de fundo sistêmico, é possível que questões pessoais do empresário estejam influenciando algo dentro da empresa. Isso é bastante comum em companhias de pequeno porte, nas quais o campo pessoal do empresário se funde com o campo da organização.

Porém, mesmo onde exista essa conexão, as questões que surgem são tratadas com o intuito e o objetivo de gerar um bom movimento para a empresa e para a vida profissional do cliente.

Dessa forma, embora possa existir um reflexo na vida pessoal do empresário, o intuito desse trabalho não é terapêutico. Ele está a serviço de uma melhora no ambiente empresarial da organização que busca esse trabalho de consultoria.

Objetivos 

O objetivo principal é permitir que o empresário (cliente deste serviço) possa ver a realidade oculta da dinâmica que atua no seu sistema empresarial. Esta realidade surge por meio da dinâmica da constelação organizacional, que traz à tona o que está contido no inconsciente do campo empresarial do qual ele faz parte.

A dinâmica da constelação organizacional também permite ao empresário olhar para a questão de um novo lugar. É a possibilidade de acessar um novo ponto de vista vivencial, e dessa forma, enxergar novas informações. Estas, por sua vez, permitirão um novo lugar para a tomada de decisão.

Uma oportunidade única

No próximo dia 19 de janeiro, terá início a nova turma de formação de consultores sistêmicos com Cecilio Regojo, um dos principais consteladores do mundo.

Neste dia, haverá o workshop internacional de constelação organizacional para qualquer pessoa que deseje constelar um tema com este foco. Entre em contato conosco e saiba como você e sua empresa podem fazer parte deste grupo.

Mais informações neste link e inscrições pelo telefone 41.99968.2687, com Vera Boeing.

 

Veja mais:

Como as constelações sistêmicas podem auxiliar nos relacionamentos?

Publicado: 2 de outubro de 2021

O tema será abordado em um workshop sobre constelações para relacionamentos, promovido pela psicóloga Vera Boeing em 16 de outubro, sábado, das 8h30 às 17h no Hotel Flat Petras, em Curitiba. O foco será nos diversos tipos de relacionamentos – familiares, amorosos, de amizade, de trabalho, entre outros. “O evento é indicado para quem deseja […]

Workshop abordará constelações de saúde

Publicado: 20 de julho de 2021

As constelações são uma excelente ferramenta para se trabalhar diversos temas, entre eles, a saúde. Para ajudar a entender o que desencadeia as doenças e de que forma as constelações podem auxiliar, a Vera Boeing Desenvolvimento de Pessoas promove, em 31 de julho, sábado, a partir das 8h30, um workshop de constelações de saúde. O […]

2º Congresso Internacional de Consciência Sistêmica ainda tem ingressos para a modalidade on-line

Publicado: 15 de junho de 2021

O 2º Congresso Internacional de Consciência Sistêmica acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de julho. Há duas opções de formato: presencial, em Lisboa, e on-line, para quem desejar acompanhar de forma remota. Promovido pelo Espaço Amar, o evento contará com 44 workshops, 22 palestras e 57 palestrantes de 11 países – entre eles, a […]

A doença desencadeada de acordo com o sentir

Publicado: 24 de maio de 2021

Frente ao exposto no texto anterior, já se pode certamente compreender, até mesmo com uma lógica, sobre o que é a doença, o programa biológico de sobrevivência. E agora trago um exemplo, considerado à luz das Leis Biológicas, que evidencia a linguagem do corpo, as metáforas apresentadas em forma de doença, mas trazendo a intenção […]

Olhando para as doenças: casos concretos

Publicado: 14 de maio de 2021

No texto anterior, você compreendeu melhor as dinâmicas das doenças e, agora, podemos olhar para casos concretos e, quem sabe, também curar a alma e tomar a vida com mais força. Portanto, aqui, apresento conteúdos biológicos segundo Dr. Hamer, e sistêmicos, no olhar de Hellinger. Olhamos, então, para uma decodificação baseada na biologia, acima de […]

Entender a doença para compreender a vida

Publicado: 6 de maio de 2021

Agora que você já sabe sobre as fases da doença, vamos olhar para alguns sintomas e dinâmicas observadas nas constelações? Vamos entender a doença para compreender a vida. “Ter saúde significa muito mais do que não apresentar nenhuma doença física.” Johnny De Carli Nosso corpo é um depósito de memórias. Ele conta a história. É […]

Workshop de constelações sistêmicas foca no nascimento

Publicado: 19 de abril de 2021

A Vera Boeing Desenvolvimento de Pessoas organiza, em 21 de abril (quarta-feira), mais um workshop de constelações sistêmicas, desta vez voltado ao nascimento. Constelando esse momento, abre-se a possibilidade de solucionar traumas que impactam em situações cotidianas e nos nossos relacionamentos. Para constelar, é necessário efetuar o pagamento de R$ 230,00 para o PIX 41999682687. […]

As doenças sob a ótica das constelações sistêmicas

Publicado: 13 de abril de 2021

Agora que você já entendeu, com o texto anterior, o motivo de eu dizer que a doença é um grito da alma que chama para a vida, vamos continuar nossa reflexão. A necessidade de ordem e de pertencimento permite a coesão do sistema familiar. A necessidade para a compensação ou equilíbrio cria movimento para a […]