Constelações Organizacionais

A metodologia das Constelações Organizacionais é uma das primeiras em que o sistema é analisado como um todo e em que os sentidos e as emoções são utilizados para se chegar a uma solução de forma rápida e eficaz.

Estamos falando de intuição ou de outras formas de acesso à informação, que entendemos porque são evidentes, embora não conheçamos seu mecanismo. Procuramos, assim, formas simples e intuitivas de entender os problemas, utilizando uma linguagem simples, talvez a linguagem das crianças, que ao longo dos anos fomos esquecendo.

Com as Constelações Organizacionais, trabalha-se de uma forma extremamente simples e sintética, com poucos elementos, mas com toda a informação que o cliente possui, seja de uma forma racional, cognitiva, intuitiva ou emocional. É por meio desta metodologia que se faz a representação tridimensional do sistema da empresa ou organização, para que se consiga trazer à luz toda a informação sobre as questões sistêmicas.

As Constelações tiveram a sua origem na Alemanha há cerca de 30 anos, embora o seu componente organizacional tenha só começado há cerca de 15 anos, tendo-se espalhado, muito rapidamente, por todo o mundo.

Os recentes desenvolvimentos nesta área têm levado à descoberta de novas formas de análise de como as organizações evoluem e se desenvolvem com sucesso. Através da utilização das Constelações Organizacionais, consegue-se descobrir dinâmicas ocultas que se encontram em funcionamento nas organizações.

Empresários, gestores e consultores estão cada vez mais curiosos e intrigados com as soluções encontradas quando são utilizadas as Constelações e o pensamento sistêmico. Esta metodologia está revolucionando as empresas e organizações, sendo considerada a ferramenta do século XXI.

Em resumo, pode-se dizer que, utilizando esta metodologia, é possível acessar a informação que já sabemos, mas não sabemos que sabemos. A sua aplicação é muito variada e vai desde a criação e fusão de empresas, definição de estratégia, preparação de negociações, gestão e teste de projetos, empresas familiares, diagnóstico, gestão de conflitos, decisões, coaching, team building, lançamento de marcas e produtos, recrutamento e muitos outros.