Serviços

Curso Internacional de Systemic Management e Constelações Organizacionais

A metodologia das Constelações Organizacionais é uma das primeiras onde o sistema é analisado como um Todo e onde os sentidos e as emoções (partes fundamentais do indivíduo) são utilizados para se chegar a uma solução de uma forma rápida e eficaz.

Estamos falando de intuição ou outras formas de acesso à informação, que entendemos, porque é “evidente”, embora não conheçamos o mecanismo. Procuramos assim, formas simples e intuitivas de entender os problemas, “falando” uma linguagem simples, talvez a “linguagem das crianças”, que ao longo dos anos fomos esquecendo.

Com este método trabalha-se de uma forma extremamente simples e sintética, com poucos elementos, mas com toda a informação que o cliente possuiu, seja de uma forma racional, cognitiva, intuitiva ou emocional.

Através da Constelação faz-se a representação tridimensional do sistema da empresa ou organização para que se consiga trazer à luz toda a informação sobre as questões sistêmicas.

Esta metodologia teve a sua origem na Alemanha há cerca de 30 anos, embora a sua componente organizacional tenha só começado há cerca de 15 anos, tendo-se espalhado, muito rapidamente, por todo o mundo.

Os recentes desenvolvimentos nesta área têm levado à descoberta de novas formas de análise de como as organizações evoluem e se desenvolvem com sucesso. Através da utilização das Constelações Organizacionais, conseguem-se descobrir dinâmicas ocultas que se encontram em funcionamento nas organizações.

Empresários, gestores e consultores estão cada vez mais curiosos e intrigados com as soluções encontradas, quando são utilizadas as Constelações Organizacionais e o pensamento sistêmico. Esta surpreendente metodologia está revolucionando as empresas e organizações: sem nenhuma dúvida de que é a ferramenta do Século XXI.

Em resumo, pode-se dizer que, utilizando esta metodologia, é possível acessar a informação que já sabemos, mas não sabemos que sabemos. A sua aplicação é muito variada e vai desde a criação e fusão de empresas, definição de estratégia, preparação de negociações, gestão e teste de projetos, empresas familiares, diagnóstico, gestão de conflitos, decisões, coaching, team-building, lançamento de marcas e produtos, recrutamento e muitos outros.

Quer saber mais sobre Constelações Organizacionais? Clique aqui para conhecer nosso Curso Internacional de Systemic Management e Constelações Organizacionais.

 

Veja mais:

Team Building

Publicado: 20/04/2016

Treinar uma equipe vai muito além de oferecer conhecimentos técnicos. Mais que isso, envolve fatores emocionais e comportamentais, pois de nada adianta trabalhar situações mais técnicas se os profissionais não souberem trabalhar em equipe ou administrar suas emoções. Entendendo a necessidade desse equilíbrio entre aspectos técnicos e comportamentais, não é de hoje que as empresas […]

Constelações Organizacionais

Publicado: 20/04/2016

A metodologia das Constelações Organizacionais é uma das primeiras onde o sistema é analisado como um Todo e onde os sentidos e as emoções (partes fundamentais do indivíduo) são utilizados para se chegar a uma solução de uma forma rápida e eficaz. Estamos falando de intuição ou outras formas de acesso à informação, que entendemos, […]

Constelações Familiares

Publicado: 07/04/2016

Trata-se de um método baseado nas descobertas do alemão Bert Hellinger, que coloca pessoas que estão presentes no grupo para representar os membros das relações pessoais do cliente: família, grupo social, empresa, ou sua doença. Bert Hellinger, que desenvolveu esta metodologia, descobriu três leis naturais que atuam nos relacionamentos humanos, as quais ele, inicialmente, chamou […]

Coaching e psicoterapia

Publicado: 07/04/2016

Coaching O coaching é um processo que contribui tanto para o desenvolvimento pessoal quanto profissional, dependendo do foco e do objetivo que o coachee (cliente) deseja dar ao trabalho. Por se tratar de uma metodologia focada e objetiva, tem início, meio e fim pré-definidos. O Coaching é terapêutico, como qualquer processo de desenvolvimento, mas não […]